Molho ao sugo
Este é um dos meus molhos preferidos. Apesar de ser um molho simples, é possível deixá-lo ainda mais saboroso com a adição de ervas e ingredientes especiais. O que tenho feito já há algum tempo, é bater todos os ingredientes do molho no liquidificador e depois só levar ao fogo para apurar, e o resultado é fantástico.
Se você fizer este mesmo molho, mas sem bater no liquidificador, terá um resultado bem diferente. É impressionante como alguns passos mudam completamente uma receita. Quando refogamos o alho e a cebola e depois adicionamos os tomates, o gosto deles muda completamente, se refogar demais então, acabam até perdendo um pouco o sabor e ficando com gosto de queimado. Ao bater tudo no liquidificador ao invés de refogar, o molho fica com um sabor mais fresco, mais leve e super aromático.
Aqui em casa não uso molhos de tomates prontos. Não gosto do sabor e acho que adicionam muitas porcarias, conservantes e sal em excesso. Sempre compro tomates pelados em lata, assim faço meu próprio molho e tempero ao meu gosto. Tenho usado este molho como base para todas as minhas receitas que usam molho de tomate. Uso para fazer o bolonhesa, para fazer lasanha, para pizza, virou meu queridinho. Demorei para chegar ao meu molho perfeito, com as proporções exatas de ingredientes, mas valeu a pena. Uso tanto esta receita que ela está escrita no meu mural de anotações da cozinha. Não vivo sem ela!
Ingredientes:
1 lata de tomate pelado
½ cebola
2 dentes de alho
2 galhos de salsinha
1 galho de orégano fresco
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) caldo de carne líquido
Sal
Pimenta do reino
Gotinhas de molho de alho
½ copo de água
1 colher (café) de mel
Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo médio-baixo, em panela destampada por cerca de 20 minutos ou até apurar ao seu gosto. Assim que desligar o fogo finalize com um fio de azeite.
Bora pra cozinha!
Mirella, realmente muito prático esse molho, vou testar aqui. Também não sou a maior fã de molhos prontos, embora as vezes eu use. bjs
ResponderExcluir