Ragu de carne
Há algum tempo atrás já postei uma receita de ragu, mas era uma receita de cozimento rápido, na panela de pressão. Coisa rápida e prática para o dia-a-dia, mas que foge da receita original.
Como ragu é um prato que gosto muito, resolvi dedicar boa parte do meu tempo em um domingão e passar duas horas com a panela no fogão. Você pode achar que é muito tempo, e é! Mas te digo que vale a pena cada minuto de espera e preparação.
Por ter o cozimento lento, em panela normal, a carne praticamente desmancha e o molho fica absurdamente saboroso. Façam e não se arrependerão!
Ingredientes:
1 lata de tomates pelados
1/2 cenoura picada em cubinhos bem pequenos
1/2 cebola picada
1 bouquet garni (usei sálvia, orégano, cebolinha, salsinha e tomilho)*
1 vidro pequeno de cogumelos picados
1 stick de caldo de carne dissolvido em 700 ml de água
1/2 kg de paleta cortada em pedaços bem pequenos, o menor que você conseguir
azeite
manteiga
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
sal
pimenta do reino
Leve ao fogo uma panela com um fio de azeite e um pouco de manteiga. Refogue a cebola, a cenoura e o bouquet garni bem amarradinho com barbante.
Não deixe queimar, é só o tempo de amolecer um pouco a cebola. Em fogo alto, junte a carne picada e continue refogando. Quando a carne já estiver mudando de cor, acrescente os cogumelos. Tempere com pimenta do reino, junte o caldo de carne já dissolvido e o vinho. Abaixe o fogo e cozinhe em panela semi-tampada por uma hora e mexendo de vez em quando. Se perceber que o caldo secou demais, junte mais um pouquinho de água durante o cozimento.
Passada uma hora, junte os tomates pelados previamente esmagados com um garfo. Acerte o sal e cozinhe por mais uma hora, ainda em fogo baixo e panela semi-tampada. Retire o bouquet garni e sirva.
Depois deste tempo todo de cozimento o molho e carne ficam uma coisa de louco! Sirva acompanhando um prato de massa ou com uma polenta mole.
* o bouquet garni nada mais é do que um amarradinho de ervas frescas. Você junta vários tipos de ervas, geralmente tomilho, louro, salsa, salsão e alecrim, amarra tudo com um barbante para uso culinário e despreza o bouquet na hora de finalizar o prato. Mas a combinação de ervas pode variar, use o que você tiver disponível. O importante é usar, pois faz toda a diferença no resultado final do prato.
Bora pra cozinha!
Uma sugestão bem saborosa!
ResponderExcluirAdoro este tipo de prato!!!
ResponderExcluirE nem me importo de passar várias horas na boca do fogão...vale cada garfada né?!
Bjos
Tania
Hummm! Fiquei com água na boca.
ResponderExcluirbjs
Fiz e foi aprovadíssimo aqui em casa! Parabéns pelo blog, muito bom!
ResponderExcluirbeijos.
Que bom Fernanda! Fico feliz que tenham gostado. Obrigada :)
Excluir