Charlotte de coco - Sabor de infância
Sei que o dia das crianças já passou, mas as férias escolares nos remetem à infância. Nesta época as crianças estão em casa e loucas para comer aquela sobremesa favorita que só a mamãe, ou a vovó, sabem fazer.
Neste clima, mais uma vez me reuni com amigos blogueiros para postar receitas especiais que viajaram no tempo diretamente da nossa infância.
No meu caso, resolvi postar uma receita de charlotte de coco que minha mãe fazia e eu amava! É uma receita bem simples. Existem infinitas versões de charlotte mundo afora, mas a tradicional basicamente se resume em uma camada de biscoitos champagne por fora e dentro um creme à base de gelatina. Há versões que ao invés de bolacha usam pão ou bolo e para o creme também pode se utilizar uma mousse ou pudim.
Pra simplificar bem a coisa minha mãe pulava logo a parte dos biscoitos e fazia só o creme, que venhamos e convenhamos, é a parte mais gostosa. Só tive uma surpresa, quando comprei a gelatina de tutti frutti não percebi que ela era azul e acabei ganhando uma charlotte smurfética. Diferente do que a minha mãe fazia, que era rosa, mas não menos saboroso. E até que ficou simpático.
Ingredientes:
1 pacote de gelatina tutti frutti
1 xícara (chá) de água fervente
1/2 xícara (chá) de leite em pó
1/2 xícara (chá) de água fria
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 vidro de leite de coco
Coco ralado para enfeitar (eu usei o queimado)
Dissolva a gelatina na água fervente e reserve. Bata no liquidificador o leite e pó, a água fria e o açúcar. Junte a gelatina dissolvida, o leite de coco e bata bem. Coloque em uma forma pequena levemente untada com óleo caso queira desenformar depois.
Esta de vermelho ao lado da Charlotte sou eu. Para ver as outras receitas com sabor de infância feita por essas crianças fofas que aparecem na foto e saber quem é quem, acessem os links abaixo:
Túlio Sousa - Blog Macho Gourmet: Banana real
Sara Graciano - Blog Cozinha em Cena: Esfihas
Priscila Darre - Blog Culinarístico: Enroladinho de salsicha
Tereza Maranhão - Blog Cozinha Perfumada: Doce de banana em calda
Ricardo Nominando - Blog Fette di Amore: Mingau
Carla Maicá - Blog Cucina Artusiana: Flan de laranja
Bora pra cozinha!
Mirella, a minha mãe fazia essa receita com a gelatina de morango. É uma delicia mesmo...de fato é sabor da infância!
ResponderExcluirQue bonequinha vc na foto :)
Bjos
Tania
Ficou muito interessante! E criança adora doces e salgados coloridos!
ResponderExcluirA receita é ótima!
:o)
Milla, não esquenta com a cor. Afinal, os Smurfs também lembram a infância, não lembram? É até uma coisa a mais pra você se orgulhar. hehehehe
ResponderExcluirMilla adorei sua charlotte azul! ;) Ficou linda, igual a boneca loirinha da foto! Adorei nossa postagem coletiva!! Beijos Tê
ResponderExcluirMirella essa sua charlote entrou pra minha lista do 'tenhoquefazer' - amo côco.
ResponderExcluirE essa coisa toda azul deu um ar super divertido, aposto que as crianças iriam adorar!
Sempre bonitas nossas postagens coletivas, adoro.
Bjs
Mirella, adorei a charlote azulzinha. Azul é cor que acalma, deve ser bom para dar às crianças de férias, rss. Minha sogra faz algo muito parecido que chama de manjar alemão (?). Não me pergunte o que o coco tem a ver com a Alemanha, rs. Ótima receita, memórias valiosas :-) Um beijo.
ResponderExcluireu sou a alice minha mãe vez e uma delicia
ResponderExcluirQue bom que gostou Alice! Beijinhos :)
Excluir