Estrogonofe de carne
Hoje é dia de fazer uma visita à culinária russa. O estrogonofe nasceu na Rússia mas ao longo dos anos foi ganhando características bem diferentes das originais em cada parte do mundo.
Dizem que o original era feito de carne empanada ao molho de mostarda, creme azedo e legumes. Conforme o prato foi viajando para outros países foi ganhando novos ingredientes como o champignon, adicionado pelos franceses.
Aqui no Brasil a variedade é imensa, temos estrogonofe de frango, camarões, doces, tudo o que a nossa mente pode permitir. Eu particularmente tenho predileção pelo estrogonofe de carne e depois de testar inúmeras receitas, misturar um pouco de cada uma, cheguei a uma receita que é a minha definitiva. Espero que gostem.
Ingredientes:
400g de filé mignon cortado em iscas (tiras finas e pequenas)
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
1/2 cebola ralada ou picada bem fininha
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 colher (chá) de molho inglês
2 colheres (chá) de mostarda
4 colheres (chá) de catchup
1 pitada de páprica picante
1/4 xícara (chá) de conhaque
1 vidro pequeno de champignon fatiado
1/2 lata de tomates pelados com o suco
6 colheres (sopa) de creme de leite
leite à gosto
Primeiro refogue a cebola no óleo e na manteiga e junte as iscas de carne. Não precisa deixar a carne dourar, para ela ficar macia deixe somente até ela perder a cor avermelhada. Comece a temperar juntando o sal, a páprica e o molho inglês. Adicione o conhaque e deixe evaporar por alguns minutos, mas sem secar, é rápido. Junte a mostarda, o catchup, os tomates previamente amassados e os champignons.
Deixe apurar, corrija o sal se necessário, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Como uso o creme de leite de latinha, sempre deligo o fogo para não correr o risco de talhar. Caso use o creme de leite fresco não é necessário tirar do fogo. A quantidade de creme de leite fica à critério de cada um. Você vai adicionando até chegar à consistência desejada. Para esta quantidade de carne uso quase meia lata de creme de leite e esta receita serve duas pessoas tranquilamente. Eu também gosto de acrescentar um pouquinho de leite para o molho não ficar muito grosso, mas isto é opcional. Depois de acrescentar o creme de leite você pode voltar ao fogo para reaquecer mas sem deixar ferver.
Bora pra cozinha!
Mirela eu ainda estou a procura da minha receita de estrogonofe perfeita, mas a partir de hoje acho que achei.
ResponderExcluirEstou levando a sua, vou experimentar e depois te conto.
Bjo
FÊ
Minha menina que estrogonofe maravilhoso ,está com um belo aspecto!
ResponderExcluirAdoro de carne,frango, enfim todos!
Uma caixinha de beijinhos
Legal a história do estrogonoffe,Mirella.
ResponderExcluirEsse é um dos clássicos mais gostosos pra mim.
Bj,
Lylia
Mirella querida, tuas receitas sempre tem um capricho extra. Strogonoff é um prato que sempre funciona bem e agrada a todos.
ResponderExcluirOlha, sobre o teu comentário hj lá no Caldeirão, o hambúrguer que postei é assado. Havia me dado uma dúvida se não havia deixado claro na descrição do prato, mas consta até no título.
Beijos e bom fim de semana
huuuummmm! Queria agora um prato desses em minha mesa :P
ResponderExcluirQue delicioso!
Um abraço,
QUeila