Terrine de frutas
Esta semana aqui em São Paulo fez um friozinho digno de um belo chocolate quente, mas eu, só pra contrariar, resolvi fazer uma sobremesa com frutas e cara de verão.
Acho a terrine uma sobremesa super prática e versátil. Você pode fazer mil combinações de sabores e usar as frutas que tiver em casa. A camada mais clara da terrine é à base de ricota e confesso que me surpreendi. Não que eu não goste de ricota, muito pelo contrário, sou viciada em queijos e afins, mas se eu não tivesse feito esta terrine e experimentasse...nunca ousaria dizer que o creme é feito de ricota. E ele é maravilhosamente delicioso e até já me fez pensar em usá-lo em outras receitas. Nos próximos dias farei alguns testes.
Gelatina:
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (pode ser daqueles de garrafinha)
1/2 xícara (chá) de manga em cubos pequenos
1 xícara (chá) de uva rubi cortada ao meio e sem caroço
2 rodelas de abacaxi em calda picado
Creme:
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
250 g de ricota fresca
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
Em uma panela misture a gelatina, o açúcar, o suco de maracujá e duas xícaras (chá) de água e leve ao fogo para ferver. Retire do fogo e reserve para esfriar um pouco.
Unte uma forma para bolo inglês grande (11x28x8) com óleo, disponha as frutas e em seguida despeje a gelatina reservada e leve à geladeira por duas horas ou até endurecer. Eu não tinha esta forma grande, a minha é de 11x28x4, mesmo com 4cm de altura deu pra fazer numa boa, mas sobrou um pouquinho do creme branco no final e eu coloquei num potinho de sobremesa que endureceu rapidinho e eu pude comer antes :)
Para o creme de ricota, misture o outro envelope de gelatina com cinco colheres (sopa) de água e leve ao microondas por quinze segundos para dissolver. No liquidificador, bata a gelatina dissolvida, a ricota, o creme de leite e o leite condensado até ficar homogêneo. Despeje sobre a gelatina de frutas já firme e volte à geladeira até endurecer. Desenforme antes de servir.
Uma dica, escolha uma ricota bem fresquinha e úmida. Algumas marcas tem uma ricota bem sequinha e acho que não é o ideal para esta receita, mas dá pra fazer.
Que venha o verão e bora pra cozinha!
Menina mal cheguei e já me deparo com essa sobremesa!
ResponderExcluirAdorei, prática e com jeitinho de deliciosa!
Amei seu blog.
Bju
OI Milla, vim conhecer a sua cozinha, e gostei muito. Esta receita parece ótima, doce não é meu forte mas vc fez parecer que foi tão fácil fazer, que não sei, acho que vou me arriscar.
ResponderExcluirBjo
Fê
Linda as fotos e confesso que fiquei com água na boca hauhauha, muito legal o blog. Parabens!
ResponderExcluirvim conhecer sua cozinha, mais já cheguei e vou sentando, adorei tudo que vi.
ResponderExcluirMilla,
ResponderExcluirEstou de olho nesta receita desde que você postou por aqui. Amanhã tenho uma churrasco na casa dos meus pais e fiquei bem na dúvida do que levar de sobremesa. Agora a dúvida passou: vou de terrine!
Um grande beijo (e doce) para você.
Carla Maicá, do Cucina Artusiana
Depois me conte como ficou Carla :) beijinhos e bom fim de semana!
ResponderExcluirEssa sobremesa é uma delícia!! Todos em casa amam! Inclusive meu namorado e a família dele.
ResponderExcluirVamos almoçar juntos domingo e eles pediram para eu fazer de novo e levar :D
Só uma dúvida: Posso usar outro suco no lugar do de maracujá? Qual você acha que ficaria bom? Queria variar um pouco.
Bjs!
Bloody Mary, é mesmo uma delícia né? Não faço há algum tempo e agora até me deu vontade de fazer de novo rsss. Eu tentaria com suco de maçã, ou até mesmo abacaxi, deve ficar tão bom quanto a receita original. Se tentar outras versões depois me conte o resultado. Manda foto da sua terrine que coloco na página do facebook no album de foto de receitas dos leitores :)
ExcluirBeijos